Quero saber o que te faz mover - e se ousas sonhar em alcançar o que o teu coração deseja. Não me interessa que idade tens. Quero saber se vais arriscar parecer um tolo - por amor - pelos teus sonhos - pela aventura que é estar vivo. 
Oriah Mountain Dreamer
Olá, eu sou a Ana! Eu sonho, e eu ouso viver o sonho. Sou fotógrafa de casamentos e se pudesse ser qualquer coisa na vida, qualquer coisa que ousasse imaginar, qualquer coisa que me fizesse feliz... continuaria a ser fotógrafa de casamentos.

Adoro casamentos, adoro pessoas e adoro amor, mas sobretudo adoro sonhar com os dois olhos abertos, capturando emoções e momentos inefáveis que nunca se voltarão a repetir.

Também adoro viajar - quase tanto quanto adoro voltar a casa, para o meu noivo e os meus cachorrinhos. Adoro risos dobrados e liberdade e, a sério, eu adoro mesmo pessoas felizes e pessoas apaixonadas e poder conhecê-las é um dos pontos mais positivos do meu trabalho!

Tenho algumas histórias engraçadas na mochila e posso contar-vos alguns detalhes estranhos sobre mim mesma, como o facto de que nunca comi um hambúrguer do McDonalds (nem tenho intenção de o fazer), e também tenho uma queda para danças esquisitas e um lugar especial no coração para factos inúteis.

Faço muitas perguntas e espero sempre obter respostas, porque realmente gosto de saber o que faz as pessoas vibrar - e farei mesmo o meu melhor para vos fazer felizes com fotografias bonitas de um dos vossos melhores dias!
E com isso compreendo em absoluto que vocês também tenham questões.
Se não encontrarem as respostas nas F.A.Q. abaixo, perguntem!
Quais são os teus pacotes de fotografia?
Eu apenas trabalho com dois pacotes: casamentos e elopements. Elopements são mini-casamentos em que só estou eu e os noivos (ok, os filhos também podem ir!), e casamentos são eventos com muitas pessoas para alem de nós três (e os filhos, se tiverem).

Como definirias o teu estilo?
Tenho mesmo de fazer isso? Nunca sei dizer que o meu estilo mas se tivesse de o fazer diria que ficava ali entre o fotojornalismo e o romântico incurável. Gosto que as minhas imagens sejam super natural e reais, mas também que capturem todas as emoções de cada dia - do amor ao riso dobrado, às lágrimas de emoção quando se vêem um ao outro no início da cerimónia.

De onde és?
Neste momento exacto tenho a minha casa, armário e cães em Coimbra, Portugal, mas isso não impede que vos fotografe em qualquer lugar.

Viajas para casamentos?
SIM! Posso atravessar cidades, países, oceanos e continentes para o vosso casamento (planetas também quando começar o shuttle). Desde que me queiram lá e eu tenha a vossa data livre, contem comigo!

Falas alguma língua além de Português e Inglês?
Claro! Para começar falo Espanhol e Francês, e também consigo arranhar um bocado de Alemão e Italiano, mas se tudo o resto falhar sou a rainha da mímica (aka a verdadeira linguagem internacional, certo?)!

Nunca fotografaste no local do meu casamento isso será um problema?
Isso é o oposto de um problema! Enquanto há algumas claras vantagens em conhecer o local da boda de antemão, ir a um local novo fotografar é mesmo o tipo de coisas que nos deixa a fervilhar de criatividade - ficamos entusiasmados com novas possibilidades e desafios.

Quantas fotografias entregas?
Não consigo dizer com toda a certeza quantas fotografias receberão mas posso garantir que nunca serão menos de 300 num elopement e 700 num casamento - esses são os meus mínimos.

Quanto tempo passarás no nosso casamento?
Todo o tempo de que necessitarem - sim, leram bem! Não vou embora até terem terminado todos os momentos e vocês terem dançado imenso depois disso. Detesto quando os noivos ficam preocupados por as equipas de fotografia e vídeo se irem embora ao fim de X horas - eu estou lá para o vosso casamento e isso significa que começa a fotografar quando vocês começam a preparar-se e apenas vou embora depois de todos nós termos gasto as solas dos sapatos na pista de dança!

No dia demoras a fazer as nossas fotografias de casal?
Outra coisa de que não gosto é quando vocês têm de perder parte da vossa recepção para tirar fotografias - só têm este dia uma vez e eu defendo que o devam aproveitar com os vossos familiares e amigos que apenas vos roubarei 5 a 10 minutos duas ou três vezes durante o dia. Assim ficam com fotografias em diferentes locais, com diferentes luzes e em diferentes momentos e não deixam de aproveitar a vossa festa ao máximo!

Tiras fotografias formais?
Sim! Eu sei que esta é aquela parte que geralmente não é tão criativa, mas eu estou aqui para registar o vosso dia e os vossos convidados fazem parte dele, pelo que merecem fotografias convosco se vocês as quiserem tirar - de forma mais tradicional ou mais relaxada, como vocês preferirem.
Tens uma segunda equipa?
Sem dúvida. Por muitas razões, sendo a principal o facto de que toda a gente parece gostar de se casar ao sábado!;) O ano só tem meia dúzia de sábados de sol e há muitos casais que procuram fotografias assim, pelo que não só tenho fotógrafos que me acompanham aos casamentos mas tenho também uma equipa de pessoas brilhantes que já trabalham comigo há bastante tempo e que acredito que farão a cobertura do vosso casamento exactamente como eu faria. Se for o caso de terem a nossa segunda equipa eles terão todas as indicações para o dia C através de mim e, posteriormente, serei eu a fazer a edição e todos os vossos produtos (albuns, impressões, etc).

Que outros serviços podemos contratar?
A par do contrato de fotografia, podem também assegurar a equipa de vídeo (vejam no separador mais sobre eles) e o livesketching, que é uma das minhas formas favoritas de imortalizar o vosso dia!

Quanto tempo temos de esperar para receber as nossas fotografias editadas?
Geralmente dou um tempo máximo de dois meses, mas tento sempre entregar as vossas imagens mal estejam prontas. O trabalho que é colocado em cada fotografia é imenso e gosto de ter atenção a todos os pormenores, por isso demorará sempre algum tempo. Para além disso tenho mais casamentos, sessões, e ainda uma vida pessoal que pode ter imprevistos que têm de ser resolvidos, como acontece com toda a gente.

Se enviar muitas mensagens editas as fotografias mais rápido?
Nota para os ansiosos: Não, não é mais rápido se me enviarem mensagens todos os dias ou todas as semanas - acreditem, que não vou nunca fazer das vossas fotografias reféns e farei todos os possíveis para vos entregar tudo no menor tempo possível, mas nunca vos vou entregar um trabalho mais rápido e menos perfeito, pelo que terão de esperar!;)

E se perderes as minhas imagens?
Eu fotografo em dual slot. Isto significa que estou constantemente a gravar as fotografias end his cartões em vez de um - se um der erro há sempre o outro. Para além disso descarrego os cartões num disco externo à prova de fogo e quedas na noite do casamento antes de dormir. Durante a semana seguinte este backup é replicado e guardado numa localização diferente, e por fim apenas apago os cartões originais depois de editar e entregar a vossa galeria. Fiquem descansados, as imagens estão salvas.

O que acontece se eu perder as imagens depois de mas entregares?
Não há problema, tenho sempre as vossas fotografias guardadas por isso basta pedirem-me e faço novo upload.

E se te acontece alguma coisa?
Suponhamos que não posso estar presente no vosso casamento por qualquer motivo. Não se preocupem, todos os meus casamentos estão atribuídos a um fotógrafo de backup ou dois, porque “mais vale prevenir”. Todos os nossos e-mails estão guardados juntamente com as informações dos vossos casamentos e, em ultimo caso, há pessoas que têm as minhas passwords para o caso de ser necessário aceder aos meus documentos. Ou seja, se eu não puder estar no vosso casamento, com muita pena minha, fiquem descansados que a vossa cobertura será feita por alguém igualmente entusiástico - só não posso prometer os mesmos passos de dança elaborados, que ando a trabalhar nos meus há muitos anos!

OK, não preciso de ler mais nada! Como te contrato?
Que bom, já estou entusiasmada! Envia-me um e-mail, por favor, com todos os teus detalhes para que vos possa enviar o contrato preenchido. O depósito pago aquando da marcação é de 20% do valor total, e o restante poder ser pago até ao dia a seguir ao casamento.
Back to Top